GabrielBoremPSF_2118.jpg
PARALELA 11/11 + 2

Em 2007 nascia a OÁ Galeria Arte Contemporânea. Nos últimos onze anos, em meio a inúmeros projetos e realizações como exposições, workshops, residências artísticas e outros eventos, talvez aquilo que melhor signifique o trabalho realizado pela OÁ seja o seu compromisso e olhar apurado com e para a arte contemporânea realizada por artistas capixabas, ou residentes do Espírito Santo. Os frutos dessa semeadura são colhidos de tempos em tempos e um ótimo exemplo disso pode ser verificado na atual exposição 20/20 em cartaz no Museu Vale, que apresenta a produção de 20 artistas capixabas/residentes no nosso estado como um extrato do que há de mais significativo em nossa produção local atualmente. A exposição 20/20 reconhece esse trabalho desempenhado nesses últimos 11 anos ao selecionar 9 artistas representados pela OÁ Galeria. Foi esse o gatilho disparador da presente exposição Paralela 11/11+2 e com ela comemoramos esta história! 

Ao todo, estão expostos trabalhos de 13 artistas em uma diversidade ampla de materiais, estratégias e linguagens da arte contemporânea, que vão desde os temas íntimos e particulares até a arena pública do debate político e histórico, trabalhos que lidam com a tautologia da arte, a crítica institucional, a iconografia da literatura de cordel como também aqueles que têm nos próprios corpos o seu território poético. Os responsáveis pelo universo de trabalhos apresentados são os nove artistas presentes em ambas exposições, Bruno Zorzal, Fredone, Gabriel Borem, Juliana Pessoa, Luciano Feijão, Polliana Dalla, Rafael Pagatini, Rick Rodrigues e Thiago Arruda, aos quais se somam os nomes de outros quatro artistas que recentemente ingressaram o time da galeria, Aline Moreno [SP], Bel Barcellos [RJ], Bruno Novaes [SP] e Eduardo Ver [SP]. 

 

Considerando tais fatores, a mostra Paralela 11/11+2 se oferece ao público visitante como um grande gabinete em que se abrem gavetas e se descobrem surpresas, aproximações, distanciamentos, diferenças e conexões. Não há maiores pretensões do que apresentar os trabalhos desses distintos autores, ao passo de se reafirmar o posicionamento e o compromisso da OÁ Galeria com a arte contemporânea, no Espírito Santo e no país, aqui e agora. Sejam bem-vindos! 

Aline Moreno [SP] 

Bel Barcellos [RJ] 

Bruno Novaes [SP] 

Bruno Zorzal [ES] 

Eduardo Ver [SP] 

Fredone [ES] 

Gabriel Borem [ES] 

Juliana Pessoa [ES] 

Luciano Feijão [ES] 

Polliana Dalla [ES] 

Rafael Pagatini [RS/ES] 

Rick Rodrigues [ES] 

Thiago Arruda [ES]

------------------------------------- 

A exposição trata de traçar uma estratégia para a comemoração dos 11 anos de atuação da OÁ Galeria no cenário artístico de Vitória. Celebra este trabalho de aposta na produção de arte local que se verifica muito bem sucedido quando se inspira na exposição do Museu Vale (20/20) programada para abrir dia 30 de outubro. A mostra 20/20 conta com um grande panorama de artistas capixabas, ou atuantes no Espírito Santo, e também celebra os 20 anos de Museu Vale. Conta com a apresentação de pesquisas artísticas de 20 artistas locais que jamais expuseram neste museu e, destes, 09 são representados pela OÁ Galeria. Ou seja, mais de 40% desse panorama é resultado de um trabalho compromissado com o desenvolvimento do sistema de arte local, realizado pela OÁ Galeria e os artistas que ela representa. 

Partindo deste mote, de realizar uma mostra paralela à essa importante exposição que o Museu Vale encampa, a construção da exposição 11/11 contará com a participação de trabalhos dos nove artistas representados pela OÁ presentes na mostra do Museu Vale, aos quais se somam as poéticas de outros dois artistas recém representados pela galeria, mas que atuam no estado de São Paulo.