foto 2 (2).JPG
EXPOSIÇÃO ESTUDOS DE RECEPÇÃO

Estudos de recepção é um projeto curatorial que visa criar novas relações com a arte e com seu espaço de experiência tanto para o público quanto para os artistas envolvidos. Nesse processo, as práticas, valores e questões específicas do mundo da arte são transportados para a esfera do doméstico, criando tensões entre os códigos próprios de cada um desses campos.

 

No projeto, quatro casas e seus anfitriões recebem quatro artistas, cada uma com um modelo de visitação específico. Mais do que simplesmente criar novos espaços físicos, a proposta serve para estimular discussões sobre novas formas de exposição e circulação da arte.

 

O que a princípio pode parecer restritivo, por não se tratar de um lugar público, com funcionários à disposição em horário comercial, acaba por oferecer uma experiência íntima para cada convidado que entra na casa: o anfitrião se torna mediador de seu universo doméstico e aproxima o público das obras, com um discurso informal, caseiro.

 

Encaramos aqui a hospitalidade como valor curatorial que potencializa o acesso, acreditando que a força do projeto reside na possibilidade de multiplicação de ações desse tipo, influenciando todo o sistema de produção em arte.