(27) 3227-5443 | 99944-5001

Servidão Aprígio de Freitas, 240 A - Consolação, Vitória - ES, 29045-500, Brazil

©2019 by OÁ Galeria - Arte Contemporânea. Proudly created with Wix.com

Sediada em Vitória/ES, a OÁ Galeria- Arte Contemporânea desde sua formação tem fomentado ações como palestras, workshops, sessões de cinema e bate-papos com artistas, paralelamente às exposições que produz, contribuindo para a constituição de um circuito artístico/cultural na cidade.


Para além da exposição e comercialização da arte contemporânea, a OÁ Galeria – Arte Contemporânea se propõe a ser um espaço de formação, discussão, democratização da arte, das experiências e dos saberes proporcionados pelo contato com ela.

 

CÁ ENTRE NÓS

CÁ ENTRE NÓS é um projeto promovido pela OÁ Galeria no intuito de mapear e dar visibilidade a artistas baseados no Espírito Santo, além de estreitar os laços com a comunidade do entorno da galeria no bairro Consolação em Vitória/ES.

 Iniciado em abril de 2016, com uma exposição coletiva de artistas capixabas, o projeto desdobrou-se em uma ação nas ruas ao entorno da galeria. Por meio de financiamento coletivo (crowdfunding), o público em geral e artistas locais participaram da construção de uma pintura mural do artista e grafiteiro Fredone Fone, em agosto do mesmo ano. Em 2017 o Cá Entre Nós se apresentou novamente em formato de exposição após uma chamada pública para projetos e trabalhos de arte para compor a mostra coletiva que deu início ao calendário de atividades da galeria e em 2018 foi um projeto contemplado pelos editais da cultura da Secult ES, o que possibilitou a consolidação de um ano inteiro de atividades. 

 
CEN2016.jpg

CÁ ENTRE NÓS #2 2016

BCS_6559.jpg

CÁ ENTRE NÓS #4 2018

CÁ ENTRE NÓS #1 2016

_BCS6676.jpg

CÁ ENTRE NÓS #3 2017

PSF_6885.jpg

HISTÓRICO DE ATIVIDADES

2016-2018

Exposição Cá Entre Nós #1 (abril-maio de 2016) com os artistas Fredone Fone, Juliana Pessoa, Polliana Dalla, Renato Ren, Rick Rodrigues, Sandro Novais, Tom Boechat. A exposição apresentou trabalhos inéditos de jovens artistas capixabas (e/ou baseados no Espírito Santo) representados pela galeria e também um intervenção no muro de construções próximas à OÁ Galeria pelo artista Fredone Fone.

Intervenção Urbana realizada pelo artista Fredone Fone (ES) - Cá Entre Nós #2 (agosto de 2016). O trabalho contou com patrocínio via crowdsourcing (https://benfeitoria.com/caentrenos) sistema que permite que indivíduos contribuam para a execução de um determinado projeto em troca de recompensas. A intervenção se deu na Rua Aprígio de Freitas, Consolação, em frente à OÁ Galeria e contou com a participação do público. A ação teve como objetivo integrar a comunidade do entorno da galeria nas atividades que acontecem em seu espaço físico.

Edital de Ocupação para jovens artistas - Cá Entre Nós #3 (fevereiro-março 2017). Chamada pública nacional para envio de trabalhos a serem exibidos em exposição coletiva na Oá Galeria. O projeto recebeu mais de 55 propostas que foram avaliadas por uma banca de curadores composta pela galerista Thais Hilal, o artista Hilal Sami Hilal, a curadora Neusa Mendes e o crítico de arte e historiador Felipe Ney. Participaram os artistas: Xicão (MG), Marcela Antunes (RJ), Yasmim Flores (SP), Thaisa Figueiredo (PE), André Arçari, Castiel Vitorino, Jéssica Subtil, João Victor Coser, Lou Sky, Luciano Feijão e Natalie Mirêdia (ES).

Edital de Ocupação para Novos Artistas - Cá Entre Nós #4 (junho-julho 2018). Chamada pública internacional para envio de trabalhos a serem exibidos em exposição coletiva na Oá Galeria. O projeto recebeu mais de 96 propostas que foram avaliadas por uma banca composta pela galerista Thais Hilal, a artista e curadora Clara Sampaio, a artista e educadora Ludmila Cayres e o crítico e historiador da arte Felipe Ney. Pela primeira vez o projeto se dividiu em duas modalidades de participação: ocupação individual e exposição coletiva, que aconteceram nos dois pavimentos da galeria. Participaram os artistas: Joélson Bugila (SC/RJ) na Ocupação Individual Alê Gabeira; e Raísa Curty (RJ/ES), Bruno Novaes (SP), Charlene Bicalho (ES), Estevão Parreira (GO), Henrique Marques (MG), Julia Paccola (SP), Lia Krucken  e André Feitosa (Alemanha/Portugal), Luisa Callegari (SP) e Rafael Segatto (ES) na Exposição Coletiva.

Residência Artística na Estação Cultural do Mosteiro Zen Morro da Vargem (Ibiraçu - ES) com o artista Maurício Parra (SP) (julho de 2018).

Exposição-diálogo com os artistas Luciano Feijão (ES) e Rosana Paulino (SP) (setembro de 2018).

Laboratório de Crítica de Arte e Processos Educativos com as artistas-educadoras Carla Borba (RS) e Ludmila Cayres (ES/SP) (outubro de 2018)*.

 

FILMES DE ARTE

 

Iniciadas em 2011, as sessões de Filme de Arte são encontros focados no debate em torno de um curta ou videoarte, com comentários críticos de convidados especiais. Com curadorias diversas, as sessões de Filme de Arte são seguidas de debates entre os participantes.

 
 

Sexta Básica

Realizado no ano de 2009, o projeto SEXTA BÁSICA é a reunião de Arte, Música, Literatura e Gastronomia. Sempre às sextas-feiras, os encontros tinham como finalidade fortalecer as relações entre a arte e o público. O projeto foi pensado para fomentar a cultura como elemento básico do nosso cotidiano, promovendo e aproximando pessoas da arte contemporânea e outras linguagens artísticas na cidade de Vitória.


Abrindo espaço para os profissionais locais apresentarem suas produções, os encontros, que aconteciam bimestralmente, convocavam o público para vivenciar uma experiência cultural múltipla e amplamente enriquecedora.