oa_galeria-58.jpg
OÁ 10 ANOS

A exposição OÁ 10 anos vem celebrar a atuação da OÁ Galeria no circuito de arte contemporânea brasileiro. 

Sediada em Vitória, a galeria compreende um significativo acervo da arte contemporânea capixaba, além de importantes nomes do circuito artístico nacional e internacional.  

Todo o acervo da galeria estará exposto, de sorte a valorizar a parceria da galeria e seu time de artistas desde o início de suas atividades.

A exposição contará com uma nova abordagem curatorial e expográfica de maneira a produzir conexões e percepções entre as obras arte que compõem o acervo da galeria em suas circunstâncias de acontecimento coletivo.

 

Apresentação e curadoria 

 

A curadoria, feita pela Equipe da OÁ Galeria, definiu uma expografia nas salas de exposição que emulasse a “expografia” do acervo fechado. O trabalho curatorial se estendeu ao acervo fechado, agora aberto, a emular, de maneira análoga às salas principais, princípios da estrutura expográfica de uma exposição padrão.  

Nessa dupla emulação, enquanto as salas principais tomam pra si o posto de destaque em termos de ocupação espacial, o acervo fechado agora se abre ao visitante, com uma expografia ainda mais expansiva e aberta. O espaço mais íntimo da galeria é agora o mais íntimo do público.  

Para atender à proposta curatorial, foram aproximados expograficamente artistas de diferentes suportes - pintura, desenho, fotografia, gravura, etc. – e momentos – emergentes e estabelecidos – para compor todos os espaços da galeria, de sorte a gerar lastros de identidade, do conjunto para a unidade, e não da unidade para o conjunto, como ocorre tradicionalmente na concepção autônoma moderna das obras de arte e seus espaços.

Ao realizarmos o processo inverso, criamos um universo que acomoda em sua proposta estética também as relações exteriores às obras, e que são parciais, afetivas e múltiplas. São relações que reagem à rigidez da autonomia da obra de arte e a coloca como parte de uma percepção de mundo muito mais ampla do que seu acontecimento solitário. 

 

Felipe Ney – curador associado OÁ Galeria