(27) 3227-5443 | 99944-5001

Servidão Aprígio de Freitas, 240 A - Consolação, Vitória - ES, 29045-500, Brazil

©2019 by OÁ Galeria - Arte Contemporânea. Proudly created with Wix.com

 

Juliana Pessoa

1984. Vila Velha, Espírito Santo.
Vive e trabalha em Ponta da Fruta, Espírito Santo.

Formada em Artes pela UFES, com mestrado em Filosofia. É artista plástica, representada pela OÁ Galeria, e professora do curso de Filosofia da UFES, na modalidade EAD. Possui pesquisas na área do desenho, explorando iconografias do candomblé, do cangaço, de Belo Monte, bem como se dedica ao estudo do pensamento de Nietzsche e Heidegger e também de literatura brasileira com temática sertaneja. 

Em 2015, realizou a exposição oba: entre deuses e homens, no Museu Capixaba do Negro, onde apresentou uma série de desenhos baseados nas fotografias do livro “Orixás”, de Pierre Fatumbi Verger, e do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da UFES. Em 2016, participou da primeira edição do projeto Cá entre nós, na OÁ Galeria. Em 2017, realizou o curso Procedência e Propriedade, ministrado pelo professor Charles Watson; e ainda participou da III Bienal do Sertão, em Vitória da Conquista, com desenhos baseados nas imagens do fotógrafo Benjamin Abraão, que conviveu com o grupo do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião. Em 2018, a bienal ganhou uma segunda edição, sendo sediada na Galeria de Arte da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Em 2018, com o projeto “– Nonada.”, ganhou o prêmio do edital de ocupação do Complexo Cultural Teatro Deodoro, em Maceió; e foi selecionada para expor na Galeria de Arte da UFF, com abertura no dia 14 de dezembro. O projeto consiste em uma série de desenhos elaborados a partir da iconografia sobre Belo Monte e a cidade de Canudos (BA) e sobre o ciclo do cangaço, a fim de pensar o sertão. Também em 2018, a artista foi selecionada pelo Programa Rumos Itaú Cultural, para realizar uma residência artística na cidade de Canudos, que acontecerá em julho de 2019.


Uma nova edição da exposição oba: entre deuses e homens tomou parte na III Semana Brasileira de Sófia e está, atualmente, em cartaz na Galeria G8 e na Galeria Municipal de Varna, na Bulgária. A artista é um dos nomes que compõem a coletiva 20/20, em comemoração aos 20 anos do Museu Vale, em cartaz até fevereiro; e também participa da mostra 11/11 + 2, que celebra os 11 anos da OÁ Galeria.